Sobre o evento

O Colóquio de Fotografia de Caruaru (CFC) é o primeiro grande evento de diálogo sobre Fotografia no Agreste pernambucano. O encontro inédito acontece entre 15 e 17 de agosto com atividades de fomento ao aprendizado na área, orientando profissionais sobre como inovar e desenvolver seus trabalhos em sintonia com os novos rumos do atual mercado fotográfico.

Com curadoria e idealização do fotógrafo Geyson Magno, o CFC propõe três dias intensos de intercâmbio gratuito de conhecimento entre público amador e profissional e nove especialistas em Fotografia renomados nacional e internacionalmente. Uma oportunidade única de troca de experiências, impressões e vivências para proporcionar o aquecimento da cena fotográfica do Agreste.

O Armazém da Criatividade e o auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES – UNITA) serão palcos para as atividades do Colóquio de Fotografia de Caruaru, que tem apoio do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco.

NOSSAS ATIVIDADES

1. Mesas de Diálogo

Nove convidados, entre fotógrafos e produtores culturais com forte relação com a Fotografia, vão compor três mesas de debate temáticas durante o Colóquio.

Em diálogo direto com o público, os profissionais – todos renomados pela sua atuação cultural no Nordeste –  vão compartilhar suas trajetórias e conhecimentos na área e esclarecer dúvidas sobre assuntos relevantes para o mercado de Fotografia.

PÚBLICO-ALVO:
Fotógrafos profissionais e amadores; estudantes de Fotografia e áreas correlatas; pessoas de qualquer área interessadas no conteúdo e residentes na região do Agreste.

2. Leituras de Portfólio

Lights

Dezesseis fotógrafos terão trabalhos selecionados para apreciação e avaliação do CFC.

O encontro, ministrado por fotógrafo convidado, proporcionará análise, reflexões e orientações sobre o trabalho e a trajetória dos selecionados, de forma a oferecê-los instrução para desenvolver seus potenciais da melhor forma possível.

PÚBLICO-ALVO:
fotógrafos profissionais, amadores ou estudantes da área. Têm prioridade aqueles que atuam no Agreste, Sertão e Zona da Mata.

"com a palavra, o realizador"

Mais do que nunca, falar de Fotografia é preciso. O mercado para profissionais da área, apesar de infinitas possibilidades, em vez de crescer, se retrai. Navegando por esse mar aberto e desconhecido, como saber por qual caminho seguir?

Será que estamos indo pelo caminho certo? Desafios como profissionalização, mercado e reconhecimento dos agentes envolvidos enquanto produtores de linguagem, conceitos e arte são alguns dos entraves que persistem anos a fio. O 1º Colóquio de Fotografia em Caruaru nasceu para questionar esses e outros temas caros aos profissionais da área, fomentando um ambiente de troca de experiências e informações.

O CFC é o primeiro grande evento de diálogo sobre Fotografia no Agreste, que vem para analisar a atual cena local e nacional a fim de identificar pontos a explorar e desenvolver e conferir notabilidade à Fotografia enquanto profissão e expressão artística. Uma vitrine para dar notoriedade, proporcionar novas perspectivas e aquecer o mercado fotográfico.

Em contato com fotógrafos e agentes renomados no Brasil e no exterior, o público interessado – profissional e amador – poderá fazer networking, aprender, criar e desenvolver novas oportunidades de trabalho e produção. Uma oportunidade única de mergulhar no universo da Fotografia e abrir caminhos para a inovação. Acender fagulhas para novas ideias e não permitir que a chama se apague.

- Geyson Magno
Fotógrafo, produtor cultural, filósofo,conselheiro de Fotografia na Secretaria de Cultura em Caruaru

convidados

Alexandre Belém

Fotojornalista
Jornalista e fotógrafo natural de Recife-PE, é criador e editor do site de conteúdo fotográfico Olhavê (www.olhave.com.br), além de autor do livro Olhavê Entrevista (2012) e sócio-fundador da editora Olhavê. Venceu o Prêmio Abril de Jornalismo 2012 na categoria Digitais/Blogs com o blog “Sobre Imagens”, que editou entre 2010 e 2015. Foi também curador de projetos como o Ciclo de Ideias do Festival de Fotografia de Tiradentes (2011 a 2016), a Mostra SP de Fotografia (2012 a 2015) e o Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia, MIS/SP (2012 e 2013).

Arnaldo Carvalho

Fotojornalista
Fotógrafo editor executivo de imagens do Jornal do Commercio, desenvolve carreira em um dos maiores jornais do Nordeste com especialidade em fotografia jornalística. Atua no JC desde 1997, onde ocupou funções de repórter fotográfico, editor e editor-assistente de Fotografia, tendo colaborado com a fundação da agência JC Imagem e da TV JC. Em sua trajetória, já foi agraciado com Prêmios como o Sinduscon de Jornalismo, Esso e Cristina Tavares. Além disso, chegou a integrar projetos fotográficos como o livro “Linguagens” (2007) e o Lambe-Lambe (2003 a 2014).

Breno Laprovítera

Fotojornalista
Atua no mercado de Fotografia desde 1987. Jornalista e editor de imagens, atuou nas redações do Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco. Foi sócio fundador da Imago Fotografias atuando no mercado publicitário, na área de cultura e projetos em Fotografia. Tem material publicado em vários livros, entre eles, “Projeto Lambe Lambe – A fotografia do Carnaval de Pernambuco”, “Brennand – No acerto com o mundo”, “Brazil Body and Soul – Guggenheim Museum” e “Marianne Perreti – A ousadia da invenção”, além de revistas como Continente, Wish, MAG! e Casa Claudia.

Carlos Melo

Artista Visual
É um dos artistas visuais mais atuantes na cena do Recife. Com formação diversa em áreas que envolvem desenho, pintura e fotografia, conta com uma ampla atuação em fotografia conceitual. Ao longo de sua carreira, iniciada em 1997, já realizou 24 exposições individuais e participou de 30 exposições coletivas, tanto no Brasil como no exterior. Conta com exposições residentes em Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Lisboa e em Portugal. Seu trabalho já foi reconhecido por vários prêmios como o Brasil Arte Contemporânea (Bienal de SP – 2010) e o ENERGISA de Artes Visuais (2011/12).

Eduardo Queiroga

Fotógrafo e Professor Universitário
Fotógrafo, doutor em Comunicação pela Universidade Federal Pernambuco (UFPE), professor da Faculdade Guararapes (FG) e coordenador do Bacharelado em Fotografia nas Faculdades Integradas AESO Barros Melo. É membro da Escola Livre de Imagem e autor de projetos fotográficos como os livros “Cordão” e “Coletivos fotográficos contemporâneos”, além de cofundador do Projeto FotoLibras, de fotografia participativa com surdos. Fotografa parteiras tradicionais de Pernambuco desde 2008, trabalho que já se desdobrou em exposições e publicações.

Mariana Lima

Produtora Cultural
Jornalista pela UFPE e especialista em produção cultural pela Faculdade Frassinetti do Recife , dedica-se há mais de 10 anos à produção de eventos relacionados a artes. Na área de Fotografia, produz o 1º CFC; é titular da Comissão Setorial de Fotografia de Pernambuco (2017-2019), foi delegada na IV Conferência de Cultura de Pernambuco (2018) e assistente de coordenação da área na Fundarpe (2010 a 2012). Foi fotógrafa em publicações institucionais do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e do Instituto Arqueológico Histórico Geográfico de Pernambuco (IAHGP).

Roberta Guimarães

Fotojornalista
Possui mais de 20 anos de experiência em fotografia jornalística e artística. É formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Fotografia no Instituto Superiore di Fotografia de Roma, na Itália, com especialização em Estudos Cinematográficos pela Unicap. Trabalhou como repórter fotográfica na Folha de Pernambuco e no Jornal do Commercio. Hoje é diretora e sócia fundadora da Agência Imago e realiza trabalhos autorais, com foco em produções de exposições e livros que abordam temáticas de cultura popular e religiosidade.

Diógenes Barbosa

Fotojornalista e Professor Universitário
Jornalista atuante na área de Fotografia, já fotografou para veículos como o Portal Terra, o Jornal Extra de Pernambuco e o Jornal Vanguarda. É mestrando em Indústrias Criativas (Unicap) e Professor Auxiliar I no Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES – UNITA), onde leciona disciplinas ao Bacharelado em Jornalismo, como Fotojornalismo. Já coordenou exposições fotográficas, como a “Novos Olhares”, atua como membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e avaliador e juri do prêmio Expocom.

FICHA TÉCNICA

Nome Função
Geyson Magno Coordenador geral
Mariana Lima Produção executiva
Comadres Produções Artísticas/ Juanna Silvestre Assistentes de Produção
Milton Raulino Assessoria de Comunicação
Jonathan Aleixo Webdeveloper / Webdesigner
Ricardo Gouveia de Melo Designer
Jorge Farias Fotografia
Renand Zokva Filmagem e edição
Martha Fernanda Rocha Interpretação em libras

Baixe aqui a programação do evento

Facebook
Instagram